RSS

DECOUPAGE EM PRATOS DE VIDRO - TÉCNICA DO CRAQUELÊ











Material a ser utilizado:

1. Prato de Vidro

2. Guardanapo

3. Cola para Decoupage em Vidro

4. Pinceis de Cerdas Macias

5. Tinta Acrílica Marfim e Dourada

6. Produto para Craquelê de 1 passo

7. Tesoura pequena de ponta fininha

1 - Escolha do prato

Em lojas especializadas de artesanato você encontrará as mais diversas medidas e formas de pratos transparentes para realizar esta técnica, entretanto você poderá também utilizar pratos de vidro transparentes comprados em super mercados, caso queira fazer um aparelho de jantar.

2 - Escolha do guardanapo

Atenção na escolha do motivo do guardanapo para este trabalho, observe que deverá ser um guardanapo onde terá figuras de tamanho médio, e fáceis de cortar, ou seja sem muitos detalhes miudinhos, para que não dificulte seu trabalho na hora de cortar e para que também você não perca muito tempo nesta etapa.

3 - Recortando os guardanapos

Recorte as imagens escolhidas, e so depois então retire a película de trás do guardanapo, pois se você retirar antes e recortar depois, ele ficará muito fino e com facilidade irá se rasgar.

4-Colagem do guardanapo no prato.

Lembrando sempre de retirar a película que há atras do guardanapo para iniciar então o processo de colagem. Caso você opte por fazer um aparelho de jantar lembra-se de alem de comprar os guardanapos que irá utilizar para o trabalho, compre também guardanapos a mais no caso de que você venha a quebrar alguma peça, tendo os guardanapos a mais, você poderá repor a peça, ou ate mesmo se quiser fazer novos trabalhos.

Lave bem o prato com água e sabão, seque-o com um pano limpo e macio. Limpe posteriormente o prato com álcool para retirar qualquer vestígio de digitais, ou impurezas que possam estar impregnadas no mesmo, para que não venham prejudicar o resultado final do seu trabalho.

Coloque o prato virados com o fundo voltado para cima, por baixo do prato ponha toalhas de papel absorvente de cozinha, para proteger.

Passe a cola para decoupage em vidro na parte de baixo do prato ( do lado de fora), vá colocando a figura recortada gradativamente no prato, caso vá aparecendo ruguinhas você pressiona delicadamente o guardanapo, que a ruguinha sai.

Após esta etapa, espere secar e passe uma camada de cola atras de todo o guardanapo.

Obs: Lembre-se que nenhuma decoupage fica totalmente sem ruga, algumas ruguinhas, não prejudicam o resultado final. Alias esta é uma característica da decoupage, nem sempre o guardanapo fica totalmente liso. Nao se preocupe com isso, pois com o tempo e a prática você fará melhor.

5 - Utilização das Tintas

Após verificar que a cola já está seca, passe então uma demão de tinta acrílica marfim, por trás de todo o prato, ou seja atras onde o guardanapo que foi colado. Deixe secar.Lembre-se a tinta acrílica dourada será para a finalização do trabalho, agora você passará para o seguinte passo que é a aplicação do craquelê.

Observação importante, sempre a tinta em prato ou vidro que dará base ao guardanapo deverá ser clara, e a tinta a produzir o efeito do craquelê escura, dourada, prata, marron, etc.

6 - Aplicação do Craquelê

Você deverá utilizar o Craquelê de 1 passo, em lojas de artesanato, existe o de 2 passos, eu pessoalmente não gosto, por isso recomento o de um passo somente.

Com um pincel de cerdas macias, você deverá iniciar a aplicação do craquelê, da seguinte forma: Aplique com uma camada razoável de produto, e observe que o pincel so deverá ser passado em uma direção, ou seja, se você começar da esquerda para direita , todo o prato deverá ter o produto aplicado no mesmo sentido, e não deverá repassar o pincel em cima novamente. Explicando melhor, não podemos fazer como a tinta que pintamos, e por vezes repassamos o pincel em cima. Aplique somente uma camada do craquelê.

Após o termino da aplicação do craquelê utilize um secador de cabelos para agilizar a abertura dos ‘rachadinhos' ( do efeito do craquelê). Você observará que ele irá gradativamente abrindo os veios onde depois estará o efeito do craquelê.

7 - Parte final

Apos, o tempo de secagem, eu costumo esperar 24 horas para que o produto seque bem e produza o efeito esperado, apos este tempo e verificando se a peça já está bem sequinha, passo então uma camada de tinta acrílica dourada por cima. É esta tinta dourada que dará o efeito craquelê visível , ou seja evidenciará os ‘rachadinhos'.

Deixe secar por pelo menos 24 horas, para higienizar o seu prato antes de utiliza-lo.

8 - Observações Importantes

- Não leve o prato ao microondas

- Não lave em lava louça

- Não lave em água quente

-Não utilize a esponja verde onde foi feita a decoupag

7 comentários:

Eliane disse...

Muito lindo seu blog e seus trabalhos!!!
Parabéns!!
Beijinhos!!!

Eliane disse...

Onde vc conseguiu este templade?
Me mande o site por favor!
Obrigada!
Meu email: efguimaraesl@ig.com.br

Janete disse...

Adorei o teu trabalho. Esta bem explicadinho. Parabéns.

Anônimo disse...

Adorei o seu trabalho. Estou comecando a aprender e os seus sao muito mais explicadinho do que o que estou fazendo. Eh maravilhoso mesmo.

Magda Gambôa disse...

Fátima, adorei esse prato e achei a técnica bem facil, vou providenciar o material e vou tentar fazer, antes de qualquer coisa já me tornei sua seguidora, tenho alguns trabalhos em meu blog, faça uma visita.

artesanatoslapaloma.blogspot.com

bjs.

Kris Danielly disse...

Parabéns...Seus trabalhos são lindos

Anônimo disse...

Ola' Fa'tima, Gostei imenso do seu trabalho.
Eu ja' tentei fazer diversas vezes dessa forma como voce explica, mas nao forma o craquelado. que lado voce poe o verniz craquelador?
E' sobre o guardanapo ou do outro lado.
Obrigada.
Rosa

Recomendo